terça-feira, 14 de abril de 2009

Deficiência mental ou intelectual?

Estou escrevendo um roteiro para o novo DVD aqui da editora, e com isso faço muitas pesquisas.

Uma das coisas interessantes que descobri - ok, pode não ser novidade para muitos, mas eu confesso que não estava a par - é que não se usa mais deficiência mental e, sim, deficiência intelectual. Por quê?

"Ao longo da história, muitos conceitos existiram e a pessoa com esta deficiência já foi chamada, nos círculos acadêmicos, por vários nomes: oligofrênica; cretina; tonta; imbecil; idiota; débil profunda; criança subnormal; criança mentalmente anormal; mongolóide; criança atrasada; criança eterna; criança excepcional; retardada mental em nível dependente/custodial, treinável/adestrável ou educável; deficiente mental em nível leve, moderado, severo ou profundo (nível estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, 1968); criança com déficit intelectual; criança com necessidades especiais; criança especial etc. Mas, atualmente, quanto ao nome da condição, há uma tendência mundial (brasileira também) de se usar o termo deficiência intelectual, com o qual concordo por duas razões. A primeira razão tem a ver com o fenômeno propriamente dito. Ou seja, é mais apropriado o termo intelectual por referir-se ao funcionamento do intelecto especificamente e não ao funcionamento da mente como um todo.

A segunda razão consiste em podermos melhor distinguir entre deficiência mental e doença mental, dois termos que têm gerado confusão há vários séculos. "

Fonte: Atualizações semânticas na inclusão de pessoas: Deficiência mental ou intelectual? Doença ou transtorno mental? Romeu Kazumi Sassaki - Artigo publicado na Revista Nacional de Reabilitação.

No próximo post, a diferença entre doença mental e deficiência mental.

3 comentários:

  1. Olá Priscila

    Parabéns pela pesquisa.
    Tenho muita curiosidade na área de trabalho com alunos "especiais". Você saberia me indicar alguns materiais didáticos, links específicos para o trabalho com esses alunos, tsnto na área de linguagens ou na minha área que é a matemática ?

    Um abraço
    Boa pesquisa

    Bethematica

    ResponderExcluir
  2. olá ...gostaria que vc me definice a diferença de deficit intelectual e deficiência mental!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. qual a diferença entre deficit intelectual edeficiência mental????


    ass:wanessa



    p.s:urgente????????

    ResponderExcluir