quinta-feira, 16 de abril de 2009

Autismo

Também durante minhas pesquisas, um dos conteúdos que mexeu muito comigo foram os transtornos invasivos de desenvolvimento, que abrangem o autismo, transtorno de Asperger, transtorno de Rett, transtorno degenerativo da infância e transtorno do desenvolvimento sem outra especificação.

Aliás, encontrei também a indicação de dois filmes: Muito além do jardim, que trata sobre o transtorno de Asperger, e Meu filho, meu mundo, sobre o autismo.

Deixo a seguir a definição destes transtornos conforme o DSM IV, Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais, publicado pela Associação Psiquiátrica Americana.

"Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento caracterizam-se por prejuízo severo e invasivo em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação, ou presença de comportamento, interesses e atividades estereotipados. Os prejuízos qualitativos que definem essas condições representam um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo. Esta seção abarca:

Transtorno Autista,
Transtorno de Rett,
Transtorno Desintegrativo da Infância,
Transtorno de Asperger e
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.

Esses transtornos em geral se manifestam nos primeiros anos de vida e freqüentemente estão associados com algum grau de Retardo Mental, que, se presente, deve ser codificado no Eixo II.

Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento são observados, por vezes, com um grupo de várias outras condições médicas gerais (por ex., anormalidades cromossômicas, infecções congênitas e anormalidades estruturais do sistema nervoso central).

Caso essas condições estejam presentes, elas devem ser registradas no Eixo III. Embora termos como 'psicose' e 'esquizofrenia da infância' já tenham sido usados com referência a indivíduos com essas condições, evidências consideráveis sugerem que os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento são distintos da Esquizofrenia (entretanto, um indivíduo com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ocasionalmente pode, mais tarde, desenvolver Esquizofrenia)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário