quarta-feira, 22 de abril de 2009

Aula para 5ª série - Artigo e Adjetivo

Atendendo a solicitação da colega Cíntia, faço hoje uma sugestão de aula para alunos da 5ª série sobre artigo e adjetivo.

Bom, quando eu dei aula para alunos desta série, eram todos muitos agitados, não prestavam atenção à aula. A única atividade que deu certo foi um jogo feito de tirinhas de papel. Em cada pedacinho havia o conteúdo da sala, e as crianças estavam divididas em 3 grandes grupos na sala.

Primeiro, é necessário fazer uma explicação sobre o conteúdo, pedindo frases dos alunos. Você as coloca no quadro e explica o que é artigo e o que é adjetivo. Depois, pede que montem grupos para testar se eles realmente compreenderam o assunto.

Adaptando o jogo, seria interessante fazer um dominó de papel. Como? Pegue papéis de tamanhos de peças de dominó. Divida ao meio. Em uma parte, coloque um artigo; na outra, um adjetivo. Atenção: é preciso estudar antes as possibilidades que os alunos terão para dar continuidade ao jogo. Neste caso, eles precisarão colocar um substantivo entre o artigo e adjetivo, o que não haverá no jogo, ou seja, eles deverão criar frases em seus cadernos com o artigo e o adjetivo encaixados.

Na sala, eles jogarão utilizando as mesmas regras do jogo de dominó, só que o objetivo é encaixar, por exemplo, um - espetacular. No caderno, eles deverão completar a frase: EU VI um FILME espetacular. Assim, eles também trabalharão sujeito e verbo, criando a estrutura frasal. Peça que eles não repitam as ideias.

Vai de você, professora, ser criativa com os adjetivos e atenciosa com a montagem possível. Faça o jogo e o "experimente" antes de levar à sala de aula para não haver erros que levam à bagunça.

Para o grupo que acabar primeiro e for mais criativo, você pode levar prêmios, como balinhas.

Importante lembrar que, se não houver tempo para mais uma explanação na mesma aula, é preciso que na próxima aula você relembre a atividade, os conceitos de artigo e adjetivo, e aplique exercícios para avaliar se a atividade foi bem aceita e o conteúdo assimilado. Aliás, sempre é bom fazer pelo menos duas atividades diferentes com o mesmo conteúdo para verificar a aprendizagem dos alunos.

Cíntia, depois nos passe como foi sua aula ok? Sucesso!

Até

2 comentários:

Cíntia Maciel disse...

Bom dia Priscila !

Muito obrigada ... a sua sugestão de atividade sobre artigo e adjetivo foi ótima.

Os alunos gostam muito de dinâmicas ... por isso foi fácil trabalhar o jogo das frases.

Como o meu estágio foi de 20h, deixei para trabalhar a sua sugestão na última semana, como fechamento do conteúdo.

Adoro visitar seu blog ... é encantador ! Confesso que quando tenho dúvidas passo por lá para dar uma espiadinha ...

Mais uma vez, muito obrigada pela atenção!

Beijos

Tenha uma ótima quarta-feira !

Cíntia Maciel

http://claudinhaecintiaartes.blogspot.com

Júlya disse...

Bom, em primeiro lugar, bom dia pessoal, eu me chamo Júlia e tenho 10 anos.
Eu vou para a 5ª série nesse ano, e queria que vocês postassem mais sobre substantivos e adjetivos para a 5ª série, porque eu estou precisando de algumas ajudinhas, vou ficar muito agradecida quem fizer esse favor para mim.

Muito obrigada!