segunda-feira, 27 de abril de 2009

7 Passos para o Gerenciamento de Sala de Aula

Este é conteúdo do poster do DVD Gerenciamento de Sala de Aula, o qual fiz a pesquisa e escrevi o roteiro. Utilize para não deixar passar em branco nenhuma etapa do gerenciamento, marcando os itens que você já trabalhou.

Até o final de semana pretendo postar trechos dos DVDs Motivação e do próprio Gerenciamento.

0 Liderança em sala de aula
Ter autoridade é muito diferente de ser autoritário. Ao escolher a primeira opção, você estará estimulando seus alunos através de uma comunicação aberta, flexível e afetuosa.

0 Criando regras
Para serem aceitas, as regras não devem ser impostas, mas pensadas e definidas em conjunto com a turma. Negocie com seus alunos e faça com que cada um perceba a importância da sua colaboração para a solução dos problemas da turma.

0 Entendendo as causas do conflito
Busque o máximo de informações que lhe permitam montar o perfil psicológico e social de cada estudante. Conhecendo a turma, ficará muito mais fácil liderar, criar regras e administrar os impasses que poderão surgir.

0 Solução de problemas
Compreender a situação, identificar seus agentes e adequar o discurso à realidade do aluno são alguns passos essenciais para a solução dos problemas que se manifestam ao longo do ano.

0 Barreiras para a aprendizagem
A inclusão de estudantes com hiperatividade, dislexia e traumas familiares deve ser parte da rotina escolar, pois tais fatores interferem significativamente no aprendizado.

0 Empatia entre professor e aluno
Adapte sua comunicação e comportamento de forma a aproximá-lo de sua turma. Aceitar e aprender a trabalhar utilizando a linguagem que seus alunos usam pode ajudá-lo a se integrar melhor e a transmitir o conteúdo de maneira mais clara para todos.

0 Técnicas de ensino
A quantidade de informação que os jovens precisam absorver em apenas 50 minutos é enorme, facilite a vida de seus alunos aplicando estratégias e ferramentas diferentes que auxiliarão na absorção do conhecimento.
( ) Comportamento e ambiente – Avalie se o ambiente não está afetando seus resultados, assim como o de seus alunos e colaboradores.
( ) Gestão do tempo – Organize sua rotina e dedique um tempo para estudos, planejamento de aulas e lazer.
( ) Dinâmicas de grupo – Coloque seus alunos para trabalharem juntos. Esta técnica estimula a socialização e ainda permite que o estudante assuma a responsabilidade de construir o conhecimento com seus colegas.
( ) Tecnologia – Não deixe o quadro-negro e o retroprojetor reinarem absolutos em suas exposições. Insira novas tecnologias como Orkut, Youtube e celulares para inovar.
( ) Memória – Estimule sua memória e a de seus pupilos utilizando técnicas de visualização criativa.
( ) Avaliação – As provas são apenas uma das técnicas que o educador pode usar para avaliar seus alunos. Que tal trocar o papel por algo mais dinâmico como um vídeo, teatro, a criação de um livro ou de até uma história em quadrinhos.

3 comentários:

  1. Olá Priscila
    Já estava com saudades!

    Tentei colocar o seu link no meu blog, mas acho que fiz alguma coisa errada. ´Sou coordenadora do GESTAR II em Cabo Frio, criamos um blog e quero colocar o seu link nesse blog também, pois seu blog está excelente! Tem uma base ótima para todos os professores. Vou divulgá-lo para nossos professores cursistas. Hoje temos cerca de 300 professores, supervisores... fazendo cursos oferecidos pelo nosso município. Me dê uma dica ou lhe envio as senhas para você mesmo colocar no blog.

    gestar2cabofrio.blogspot.com

    Com carinho
    Bethe

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei teus textos. Estou no moment viajando pela literatura e se me permitir vou utilizar tuas idéias. Obrigada!
    Bjs.

    ResponderExcluir